top of page

O nome VERESK foi escolhido em homenagem à revista de arte editada por Vigotski em 1922. Seu principal objetivo era reunir os atores, artistas plásticos, músicos, poetas, escritores e chamar a atenção para as questões da arte. A revista intitulava-se VERESK e a epígrafe trazia a seguinte explicação: “O veresk sobrevive no solo mais infértil e prepara este solo para as plantas mais exigentes” (VIGODSKAIA e LIFANOVA, 1996, p. 54).

Pode-se fazer um paralelo com a teoria histórico-cultural que sobreviveu às intempéries em diferentes momentos de sua história, mas sobreviveu e até hoje continua pautando pesquisas científicas no campo das Ciências Humanas no mundo todo.

VERESK - Simpósio Internacional Brasileiro-Russo - foi uma iniciativa de impulsionar o diálogo e o debate intelectual em torno das ideias de Vigotski. Formado a partir de um convênio entre pesquisadores do Brasil e da Rússia e entre eles está a família de Vigotski, a primeira edição desse evento aconteceu no Brasil, na Universidade Federal Fluminense – Niterói. O evento resultou na publicação do periódico VERESK contendo as conferências dos palestrantes principais. Essa primeira edição teve como tema “A teoria histórico-cultural: história e atualidade”.

A segunda edição do Veresk aconteceu em junho do ano seguinte (2014) na Universidade Russa de Humanidades em Moscou na Universidade Estatal de Gomel (Bielorussia). O tema do segundo VERESK foi “L. S. Vigotski e a psicologia histórico-cultural contemporânea: problemas do desenvolvimento da personalidade no mundo em mudança” e contou com a participação de muitos professores e alunos pesquisadores de diversas universidades brasileiras que enviaram seus trabalhos para serem apresentados.

A terceira edição do evento acontecerá no Brasil em junho de 2016, tendo novamente a Universidade Federal Fluminense como local escolhido para sediar o evento, na qual será comemorado os 120 anos de nascimento de L.S. Vigotski.

bottom of page